Operações estruturadas como essa requer que o investidor tenha forte conhecimento no mercado de ações para pensar em estratégias complexas.
Os retornos podem ser elevados, mas há riscos também, como:
A - Alocação de garantias
O risco se deve à possibilidade de que a margem se torne maior que a sua garantia caso a operação inverta a tendência: a ponta comprada caia e a ponta vendida suba.
Neste caso, sua operação fica sujeita à zeragem, uma vez que, estará com margem negativa e não vai poder cobrir com mais garantias.
B - Análise de mercado
A aposta de oscilação pode ir no sentido contrário: a ponta vendida ter valorização maior ou desvalorização menor do que a ponta comprada.
Além disso, caso elas tenham a mesma variação, você também teria resultado negativo, pois teria de lidar com os custos da operação.
Portanto, daí a necessidade de ter uma boa percepção de mercado para adotar uma estratégia eficaz. Quanto a isso, você pode ficar tranquilo ao contar com os especialistas de investimento da Clear.
C - Disponibilidade do ativo
Antes de realizar a operação, você tem que saber se o ativo que deseja vender a descoberto está disponível para aluguel.
Caso ele não esteja mais disponível para mantê-lo alugado até o final da sua operação, você terá que encerrar a negociação antes do previsto.