Por determinação do Tesouro - B3, os investidores podem ter apenas uma conta habilitada para fazer aplicações em títulos públicos dentro de um mesmo grupo financeiro. Como a Rico e a XP fazem parte do mesmo grupo, as aplicações devem ser feitas através de uma única conta. Nesse caso, temos 3 possibilidades:
Minha conta na Rico está ativa e já tenho títulos do Tesouro em custódia
Se você já possui aplicação em Tesouro Direto pela conta da Rico e quer transferir para a conta Rico, pode solicitar a transferência de custódia dos títulos de Tesouro Direto através de sua área logada no site da Rico, seguindo os passos abaixo:
Acesse o portal www.rico.com.vc e faça o seu login;
- Na aba superior, canto direito, clique em "Seu Nome" e em seguida selecione “Transferência de custódia” > “Transferência de saída”;
Siga os passos mostrados e selecione seu Tesouro Direto para enviar a solicitação de portabilidade.
Quando o processo de transferência finalizar, você irá visualizar sua posição atual e continuará aplicando no Tesouro Direto pela conta Clear.
Minha conta na Rico está ativa e não tenho títulos do Tesouro em custódia
Caso você ainda não tenha nenhum valor aplicado em Tesouro Direto, será necessário realizar o primeiro aporte pela conta da Rico e após a aplicação efetivar, você deverá solicitar a portabilidade para a sua conta Clear, seguindo os passos acima.
Minha conta na Rico está encerrada, mas continuo habilitado no Tesouro Direto por lá
Se você já encerrou sua conta na Rico, deverá seguir com a solicitação através dos passos abaixo:
No menu superior desta tela, clique no ícone de Ajuda:
Em seguida, selecione a opção E-mail;
Dentro do formulário, selecione "Produtos", em seguida "Investimento", "Tesouro Direto" e selecione "Transferência de custódia Rico <> Clear";
Preencha corretamente as informações solicitadas;
Clique em Enviar.
Vale ressaltar que você só poderá solicitar essa troca uma única vez e após enviar sua solicitação, a troca acontece em média dentro de 20 dias úteis, sendo esse prazo estipulado pela bolsa (B3).
Importante: Se a conta Rico estiver habilitada para operar no tesouro direto, e você solicitar ativação do tesouro para conta Rico, você não precisará aguardar o prazo de 20 dias úteis para iniciar suas aplicações. Para esse caso, o investidor poderá iniciar suas aplicações na conta Rico, pois no final do prazo, as aplicações realizadas na conta Rico, vão ser enviadas para conta Clear.