Devido ao risco da operação – a B3 exige a alocação de garantia mais uma margem extra para realizar a venda descoberta (short) – você precisa alocar como garantia o valor total a ser alugado na operação.
Afinal, você estará alugando os ativos da empresa e vendendo como ponta short (venda descoberta) para comprá-los novamente, quando encerrar sua operação. O valor de margem varia dependendo do ativo, da liquidez e procura pelo mercado.
Portanto, em caso de não ter saldo para recomprar os papéis, você não conseguiria devolvê-los. Por isso, a Clear exige uma margem de garantia atrelada ao aluguel dos ativos, que vai ocorrer no ponta short.
A - O que posso alocar como garantia?
Essa garantia pode ser em dinheiro, ações ou títulos do Tesouro Direto.
B - Há variação na margem?
Sim, diariamente, ocorre o ajuste da margem de garantia. Isso acontece devido à oscilação de preços a qual estão sujeitos os ativos.
Assim, dependendo do cenário, a garantia depositada em um dia pode não ser mais suficiente para o dia posterior.
Ou seja, a garantia depositada anteriormente estará valendo menos. Isso acontece quando a ponta short (vendida) sobe e a ponta long (comprada) cai, ou até por outros fatores.
C - Como visualizar as chamadas de margem?
Você pode consultar os lançamentos atualizados de chamada de margem da bolsa através do seu Extrato Financeiro pelo Clear PRO:
CLIQUE em MENU (em cima à esquerda) ► EXTRATO ► EXTRATO DA BOLSA.
Dica! Para saber a quantidade em poder de venda no ativo, que a garantia alocada te permitirá, vá em:
Depois de adicionar o saldo ou ativos desejados como margem de garantia em Swing Trade (venda descoberta), você pode realizar a simulação de venda e consultar no campo "poder de venda" na boleta.